domingo, 8 de janeiro de 2012

AD Camacha na Prevenção das Toxicodependências in Jornal de Notícias da Madeira




A prevenção da toxicodependência chega a milhares de pessoas através do Desporto. Consciente da importância das modalidades desportivas para a transmissão de uma mensagem em defesa de estilos de vida saudável e contra o consumo de substâncias psicoactivas, o Instituto de Administração de Saúde e Assuntos Sociais (IA-Saúde), através do Serviço de Prevenção da Toxicodependência tem vindo, de há dois anos a esta parte, a apostar na formação de treinadores e de professores na área do desporto precisamente para ajudarem a difundir uma mensagem “anti-drogas”.
Segundo o coordenador do Serviço, Nelson Carvalho, «a área do desporto é prioritária em termos do nosso trabalho, sobretudo por via das escolas de formação, que são várias na Madeira em diferentes modalidades e que contam com uma grande adesão de crianças e jovens».
Nesse sentido, o Serviço «tem apostado fortemente na formação de agentes e das entidades, e não directamente das crianças. Ganha-se mais tempo e, em termos de recursos, é mais rentável formar um professor ou treinador porque, com o conhecimento que este adquire, vai formar mais jovens, atletas e abranger diferentes gerações», atendendo ao número de pessoas que assistem aos treinos e/ou jogos dos jovens atletas.

Com a Associação Desportiva da Camacha, foi estabelecido o projecto “Joga pela Vida”, que surgiu dos cursos dados através do IDRAM. O professor José Barros, da ADC, «veio ter connosco para desenvolvermos este projecto, que tem várias vertentes». A título de exemplo, o site oficial do clube promove um concurso sobre os mitos e as verdades sobre as drogas e toxicodependências. Depois, e neste caso às segundas-feiras, um atleta da ADC divulga as respostas correctas. Nos jogos realizados em casa, o Camacha e a equipa adversária juntam-se na prevenção, percorrendo parte do complexo com uma das lonas criadas para difundir a mensagem. «Desta forma e para além de chegarmos aos jovens, conseguimos transmitir aos adeptos a importância do combate e prevenção às drogas», realçou Nelson Carvalho. Está já programado com a ADC um novo ciclo de formação destinado a 20 treinadores.

Nenhum comentário: